agosto/2015
Uma foto postada no Facebook com livros no lixo chamou atenção de muita gente (08/2015).
Nesta foto nos marcaram algumas vezes.
Alguns sentimentos antagônicos brotaram em nós, nos levando a reflexão.
Do you have a design in mind for your blog? Whether you prefer a trendy postcard look or you’re going for a more editorial style blog - there’s a stunning layout for everyone.
Primeiro, veio uma grande satisfação por este grito de socorro aos livros ser dirigido ao nosso projeto. Nos deixando lisonjeados, dignos, reconhecidos em nosso propósito.
Segundo, uma ponta de tristeza, não só pela foto em si, mas por perceber o comportamento das pessoas, seja para com os livros, como lidam com o poder de ação que possuem ou ainda, seja pelo fato de como lidam com o outro.
Por vezes somos convocados a retirar livros na casa de pessoas solidárias com o projeto, na maioria dos casos, voltamos com muitos livros maravilhosos. Em outras situações, o que não é raro, recebemos material que não serve para nada, nem para o projeto, nem para ninguém. Mesmo assim damos direcionamento, juntamos todo o material e levamos numa cooperativa para reciclagem ou para o destino possível!
Pois bem, entre a tristeza e a satisfação, alimentamos esperança de que as pessoas aprendam a ser amorosas para com os outros, indo além do verbo doar, acrescentem amorosidade, um pouco de cuidado e afeto ao dar algo a alguém, que seja coisa útil, bacana, capaz de fazer um sorriso brotar no rosto.
Já catamos muito livro no lixo!
Já levamos lixo para o lugar certo!
Já achamos lar adequado para livros abandonados!
Já vimos muita gente bacana se desfazer de livros maravilhosos para alimentar novos leitores!
A gente vê de tudo e tenham certeza de uma coisa: está em nós a capacidade de mudar a realidade que nos apresentam.
Livres livros, é para praticar na primeira pessoa, com afeto!
Comments